VAMOS PARTICIPAR DO SÍNODO DIOCESANO

O Concílio Vaticano II adotou o caráter pastoral, procurando adaptar-se às novas exigências do tempo presente. Para isso, propõe o modelo de povo de Deus, expresso de modo especial na Lumen Gentium. O modelo de Igreja povo de Deus vai se impor e abrir caminho para uma eclesiologia de comunhão.

A comunhão na Igreja é o grande sinal para que o mundo creia (cf. Jo 17, 20-23). Por isso, um dos principais desafios para a atuação da Igreja é tornar-se escola de comunhão, tendo a Santíssima Trindade como modelo e paradigma.

O Documento de Aparecida, no número 362, nos diz que “Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade ‘para que o mundo creia’” (Jo 17,21).

O Sínodo existe para manter viva a experiência do Concílio Vaticano II e, ao mesmo tempo, quer ser um instrumento eclesial para a construção da comunhão na Igreja. Devemos todos participar do nosso Sínodo Diocesano, seja na sua fase comunitária, paroquial ou diocesana para que possamos contribuir eficazmente com essa proposta da Igreja e fazer com que na nossa diocese também aconteça um novo Pentecostes. Para que isso seja possível, precisamos escutar o que o Espírito Santo está falando à Igreja.

Assim como o Espírito Santo desce em forma de línguas de fogo em Pentecostes, Ele também se comunica a nós e precisamos ou vir a sua voz para sermos dóceis a Ele. Precisamos também renovar nossas mentalidades e nossas estruturas eclesiais a partir dos sinais dos tempos, pois em Pentecostes, o Espírito Santo moveu a Pedro que, com uma nova forma de discurso conseguiu a conversão de muitos. Por fim, precisamos tomar decisões pastorais que correspondam mais à vontade de Deus, pois somente assim poderemos produzir frutos que permaneçam para a vida eterna.

Sínodos Comunitários 

Terminou na quarta-feira (15), a etapa dos Sínodos Comunitários nos setores de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião/Ilhabela. Nos encontros, os diocesanos acompanharam um Subsídio para o Sínodo Diocesano, que acontecerá em 20 de fevereiro. A partir de agora, começa a fase dos Sínodos Paroquiais que vai até 05 e fevereiro. Não deixe de participar em sua comunidade para entender o que é ser uma Igreja Sinodal, a pedido do Papa Francisco.

Por Pe. José Adalberto Vanzella

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X