Sínodo Diocesano começa com Missa de abertura em 3 de novembro; Confira Convocação do Bispo

A Diocese de Caraguatatuba dará início, na quarta-feira (03/11), à fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Convocado pelo Papa Francisco, neste ano o Sínodo terá como tema: “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e acontecerá em três fases. A última termina apenas em outubro de 2023.

O Bispo Dom José Carlos Chacorowski publicou um decreto, nesta terça-feira (19), que convoca a todas as paróquias e diocesanos a participar tanto da abertura como do encerramento do Sínodo Diocesano.

A Santa Missa de abertura do Sínodo Diocesano ocorrerá em 3 de novembro na Catedral Divino Espírito Santo, às 19h30. Na celebração será distribuído um subsídio com todas as informações sobre o Sínodo. Além disso, haverá um questionário para ser preenchido pelas paróquias e comunidades. Acesse aqui.

O que é o Sínodo:

O Sínodo é uma instituição permanente do Colégio dos Bispos na Igreja, implantado pelo Papa São Paulo VI para responder ao desejo dos padres conciliares em manter viva a experiência do Concílio Vaticano II.

Assim, o Sínodo é uma assembleia dos bispos representantes do episcopado católico de todos os continentes, com a tarefa de auxiliar o Santo Padre nas reflexões para o governo da Igreja universal.

O próximo Sínodo terá como tema: “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão” e acontecerá em três fases:

  1. FASE NAS IGREJAS PARTICULARES; Esta fase acontecerá de outubro de 2021 a março de 2022;
  2. FASE CONTINENTAL; Esta fase acontecerá entre setembro de 2022 e março de 2023;
  3. FASE DA IGREJA UNIVERSAL. Esta fase acontecerá em outubro de 2023.

Na nossa diocese, o Sínodo acontecerá também em três fases: os sínodos comunitários, paroquiais e diocesano.

  1. A primeira fase acontecerá através dos Sínodos Comunitários que deverão ser entre os dias 04 de novembro e 15 de dezembro;
  2. A segunda fase acontecerá através dos Sínodos Paroquiais que deverão ser entre os dias 16 de dezembro e 05 de fevereiro, nos quais será realizada uma síntese do que foi feito nos sínodos das comunidades da paróquia. Esta síntese deve ser encaminhada à diocese através do preenchimento de um formulário próprio que estará disponível no site da diocese;
  3. A terceira fase é o Sínodo Diocesano, que deverá acontecer no dia 20 de fevereiro na Igreja Catedral. O Sínodo Diocesano se iniciará com uma celebração. Ato contínuo será apresentado um relatório sobre os sínodos paroquiais e em seguida a apresentação e aprovação do Documento Conclusivo. O Sínodo diocesano será encerrado com a Santa Missa para a qual contamos com a presença de representações do maior número possível de comunidades da nossa diocese.

Para saber mais, aguarde a próxima edição da Revista De Praia em Praia, que terá uma edição especial sobre o Sínodo Diocesano. Acesse o decreto acima.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X