Setembro: Mês da Bíblia

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” Jo 1,1

O Apóstolo inicia o seu texto evangélico desta forma, nos chamando a atenção para “o fundamento de nossas vidas, O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus, fez-se carne e veio habitar entre nós.” (Verbum Domini, 5)

Palavra e Sabedoria eterna do Pai que inunda e permeia toda a nossa vida eclesial. Sim, eterna, pois seu eco e efeitos não ficaram e não ficam presos na temporalidade, é sempre Boa Nova.

De fato, é este Verbo que segundo o compositor Zé Vicente, além de estar presente e ainda atuante na criação, nos orienta iluminando nosso agir existencial e pastoral nas situações nas quais são exigidos o critério e a Verdade do Evangelho, norteando nossos pensamentos e sentimentos. Ainda, é este mesmo Verbo que precisa nortear nossa consciência e ciência para que sejam efetivamente colocados à serviço do Reino de Deus, preferencialmente no cuidado aos mais pobres.

Isso se faz urgente, pois a Palavra de Deus constantemente dentro da história ainda é usada (no sentido mais vil) no meio religioso e sociopolítico para legitimar e amparar discursos e posturas que superficialmente até encantam, primeiro pela vulnerabilidade das situações e corações e segundo por conta de alguma eloquência e retórica, mas que em sua essência assemelham-se a sepulcros caiados. Quando nos damos conta, a ruína pode ter sido grande!

Com base no exposto, vamos recorrer um pouquinho à história e conhecer sobre a origem do que conhecemos por Mês da Bíblia…

Segundo informado no site das Edições Paulinas:

Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, leigos e consagrados, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, mês em que se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da Igreja Católica.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a propagar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. Com a devoção propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB passou a assumir a data comemorativa e instituiu oficialmente a celebração por todo o país.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.

Com isso percebemos que são inúmeras as iniciativas de nossa Igreja no tocante ao estudo da Palavra, não apenas em âmbito nacional, mas inclusive diocesano.

Vale ressaltar que para bem difundir e vivenciar a Palavra de Deus, se faz necessário e urgente uma adequada formação bíblica e teológica.

Na figura e pessoa do Bispo Diocesano precisamos enxergar como que o cordão umbilical que nos liga à Tradição e ao Magistério sem os quais Ela (a Palavra) não encontra apoio, sim, pois antes de ser escrita, foi experimentada, contada, escutada e vivida.

É neste sentido que somos servidos por algumas oportunidades de formação como por exemplo: neste ano de 2021, durante o mês de setembro a CNBB promove o estudo bíblico com base no texto da carta de São Paulo aos Gálatas com o lema “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Também em nossa diocese são diversos os momentos em que temos a graça de poder se debruçar sobre os tesouros da Sagrada Escritura, entre eles: nossas catequeses sempre bem cuidadas por nossa coordenação; a recitação da Liturgia das Horas santificando o tempo com a leitura dos salmos; a Lectio Divina como método muito querido e edificante; as homilias em nossas liturgias, que aliás é um quesito que têm recebido de nosso Santo Padre uma preocupação e cuidado muito grandes; temos ainda em nossos três setores pastorais sob a coordenação do Pe. José Adalberto Vanzella, a Escola Diocesana de Teologia.

Esta escola mantém vivo o cuidado de nosso bispo diocesano para que a Palavra de Deus, o Jesus Histórico, sejam aprofundados de forma inteligente e consciente para alimentar a fé e corresponder aos anseios de nosso povo. Destinada primeiramente aos catequistas, ministros extraordinários e demais agentes de pastorais por sua importância no serviço de evangelização, também está à disposição de todos os fiéis que desejam um conhecimento mais sistemático da fé.Atendendo as paróquias do setor Caraguatatuba está aos cuidados do Diácono Paulo Alexandre na Catedral, no setor São Sebastião aos cuidados do Durval na Paróquia Nossa Senhora do Amparo e as paróquias de Ubatuba sob os cuidados do Diácono Edson Alamino na Paróquia Exaltação da Santa Cruz. Os temas abordados são alguns dos diversos tratados da teologia como Sagrada Escritura, Cristologia, Mariologia, Trindade, Liturgia, Sacramentos e outros.

Por fim, atento e sensível ao tempo presente temos ainda os círculos bíblicos e reflexões diárias elaboradas também pelo Pe. Vanzella, que muito tem ajudado dentro e fora de nossas quarentenas.

Finalizando, no Evangelho segundo Marcos, quando Jesus é avisado de que sua mãe e irmãos estão “lá fora” à sua procura, Ele ensina aos que “estão dentro” de que sua mãe e seus irmãos são aqueles que fazem/cumprem a Vontade/Palavra de Deus. E depois do próprio Jesus, quem é que melhor cumpre esses requisitos ? A Virgem Mãe !

Jesus amplia o conceito de família e faz um carinho no coração da Mãe.

Assim façamos todos nós, povo santo, esperante e caminhante da Palavra, à exemplo da Bem-Aventurada Virgem Mãe de Deus e nossa, atentos a sua orientação e exemplo guardemos A Palavra de Vida em nossos corações para torná-la o Pão que precisa ser na vida de nossos irmãos e irmãs.

Por Diácono Edson Alamino

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X