Rumo ao Jubileu de prata: Diocese de Caraguatatuba comemora 22 anos

Há 22 anos

Há 22 anos a região episcopal do Litoral Norte da Diocese de Santos chegava a sua maioridade eclesial tornava – se Diocese de Caraguatatuba. Oito paróquias, nove padres e um bispo que seria ordenado para nos pastorear, governar e ensinar.

Como todo começo, muitos foram os desafios e nem imaginávamos o que vinha pela frente. Mas a vontade de caminhar e construir essa história era grande. O bispo Dom Fernando Mason foi ordenado e tudo começou num campo de futebol que naquele momento se transformou num verdadeiro “campus fidei” num campo da fé. A partida só estava começando.

Muita esperança enchia nosso coração até porque teríamos o Espírito Santo como padroeiro. Assumíamos a responsabilidade de manter acesa a chama da fé cristã católica trazida pelo nosso primeiro missionário São José de Anchieta que mais tarde daria o nome do nosso seminário Diocesano. Atitude já tomada no ano seguinte de sua instalação, pois o bispo sabia que precisaria de mais “jogadores” neste “campus fidei”.

Os anos foram passando, paróquias sendo organizadas, pastorais sendo fortalecidas, novos sacerdotes e diáconos permanentes firmes na missão, leigos e leigas chegando a lugares que não tínhamos chegado. De Praia em praia, de sertão em sertão de capela em capela fomos sendo presença católica em cada canto de nossa diocese.

De seis em seis anos nossos bispos foram se revezando. Iniciamos com Dom Fernando Mason emérito de Piracicaba/SP, passando por Dom Antônio Carlos Altieri  emérito de Passo Fundo/RS e hoje com Dom José Carlos Chacorowski, intercalados por Pe. Vilson Dias hoje bispo emérito de Limeira e Pe Inocêncio Xavier hoje Pároco Paroquia São Sebastiao na cidade de Alto Horizonte/GO.

Hoje somos 20 paróquias, 33 padres entre diocesanos e religiosos, 25 diáconos permanentes e um transitório, religiosas, seminaristas, centenas de catequistas, milhares de leigos e leigas que continuam nessa “partida”, a bola não pode parar.

Com Dom José Carlos Chacorowski  depois de termos organizado o Projeto Diocesano “Construindo Comunhão” chegamos a elaboração de um Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral, pois estamos à caminho do Jubileu dos 25 anos de nossa Diocese.

E justamente neste ano, em tempos tão desafiadores, somos chamados a aprofundar a nossa FÉ, numa experiência pessoal com Jesus Cristo que nos leve a uma adesão pessoal e comunitário com a sua pessoa e o Reino de Deus. Contudo os homens e mulheres de hoje não podem chegar a conhecer Jesus sem a ajuda do Espírito Santo. É este nosso aliado, nosso Advogado o Paráclito que nos impulsiona a sermos fiéis, de Anchieta até hoje.

Acenda tua vela, ilumine a “Noite Escura” de nosso tempo em pandemia. Mantenha acesa a luz da fé, e como disse São Francisco no fim de sua vida “o que fizemos foi bem pouco “ a “partida” só está começando.

  Artigo: Padre Alessandro Coelho            

“ Neste lindo litoral deste Brasil                                                                                                                                                                       

Serras e mares serpenteiam um visual

Contemplando o que o amor de Deus completa

Abençoando a natureza em ritual”

Refrão do hino da Diocese  de Caraguatatuba

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X