Revista Julho a Setembro de 2022

Caro amigo (a) leitor (a), depois de dois anos de muita espera pela Visita Ad Limina Apostolorum, nosso Bispo Diocesano enfim participou do encontro com nosso Papa Francisco durante uma audiência que aconteceu no Vaticano (Itália). Além desse momento histórico para nossa Diocese, também vivemos dias importantes entre os meses de julho e setembro. Por isso, essa edição trimestral de nossa revista destacará todas as ações missionárias e evangelizadoras de nossas 20 Paróquias nesse período.

Em setembro, conhecemos o novo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), e celebramos, juntos, os 10 anos de ordenação presbiteral de quatro Padres. Não faltaram dias festivos no mês da Bíblia. Quatro de nossas 20 Paróquias celebraram seus padroeiros. A última foi Nossa Senhora das Dores que realizou na abertura da sua tradicional festa a Crisma de jovens e adultos.

Também sediamos eventos importantes, como o primeiro Fórum sobre a Campanha da Fraternidade 2023, e recebemos a visita do Padre Frizzo, que falou sobre a tradução que ele fez do livro de Josué em uma palestra promovida pelo Santuário Diocesano de Santo Antônio.

O Frei Pio é a sexta personalidade homenageada da nossa série de reportagens “Rumo ao Jubileu de Prata”. Um missionário que se fez caiçara e marcou a história de nossa Diocese. Além do religioso, essa edição destaca as histórias do Diácono Ditinho e da Irmã Maria Geralda.

Desta vez, o Padre José Adalberto Vanzella destaca os temas de cada ano do projeto Jubileu de 25 anos, além das funções de cada Comissão. O Padre Carlos Alberto Lemos escreve sobre a Bíblia em missão. Já o Padre Douglas Franco destaca no primeiro artigo o que a Igreja celebra nos meses de agosto (mês vocacional), de setembro (mês da Bíblia) e outubro (mês missionário) e no segundo sobre a importância da Palavra na Liturgia.

Em agosto, nosso Bispo Dom José Carlos completou nove anos à frente de nossa Diocese. Mais um diácono foi ordenado e três Paróquias realizaram as festividades de seus padroeiros. A cada domingo celebramos algumas datas importantes, como o dia do Padre, dos pais, dos religiosos, dos leigos e dos catequistas. Por isso, essa edição traz testemunhos de alguns vocacionados de nossa Diocese, como do Diácono Silmar Gomes Costa, que será ordenado presbítero, em 1º de outubro.

Como manda a tradição, todo ano, na segunda semana de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família. Em nossa Diocese não foi diferente. Durante sete dias, nossos diocesanos participaram desse momento importante para a Igreja, com um subsidio preparado pelo Padre José Adalberto Vanzella, novo reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

O Bispo Diocesano promoveu algumas mudanças no mês de julho, começando pela troca de párocos em três das 20 Paróquias. Nosso Pastor também celebrou 42 anos de ordenação presbiteral. A data especial foi celebrada no Santuário de Santo Antônio no dia 2 de julho.

Em julho também foi lembrada a data de um ano da morte do Padre André Ouriques. A comunidade que o sacerdote atuou e outras Paróquias fizeram homenagens lindas lembrando a memória dele no dia 9. Também homenageamos Dom Cláudio Hummes, que faleceu em 4 de julho. Arcebispo emérito de São Paulo, o Cardeal de 87 anos foi prefeito emérito da Congregação para o Clero e participou da criação de nossa Diocese. Já a mãe de nosso Bispo, Elza Izabel, de 89 anos, faleceu em 28 de agosto, em Curitiba.

Esses e outros acontecimentos serão destacados nesta edição que também traz as animadas festas julinas promovidas pelas nossas Paróquias, o nono aniversário de posse do nosso Bispo, a ordenação diaconal do Manoel dos Santos, o retorno do Padre Mauro Ramos, após três anos de estudos canônicos em Roma, a Vigília Diocesana da Juventude, o primeiro Encontro Diocesano de Coroinhas e Cerimoniários, as solenidades dos padroeiros dos três meses, os retiros de jovens, as ações sociais das Paróquias e a Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, que reuniu os bispos no Santuário Nacional.

Também são destaques do “Igreja em Saída” o encontro do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), a formação da Pastoral da Saúde, a peregrinação da relíquia da Beata Nhá Chica, a participação de Dom José Carlos na Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), as Missas de posses dos novos párocos, as romarias diocesanas, PHN, além de outros eventos sociais e religiosos.

Faça uma boa leitura!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X