Papa Francisco declara 2021 o “Ano de São José”

Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco declarou 2021 o “Ano de São José” com a Carta apostólica “Patris Corde – Com Coração de Pai”. Em nossa Diocese, ficou instituído dia 19 de cada mês, como Dia Devocional a São José, que teve início em março, dia do Padroeiro.

Dom José Carlos celebrou a Santa Missa de abertura do Ano de São José. Foi um momento importante em que nós, Igreja Diocesana, nos voltamos à figura do pai adotivo de Jesus, para reconhecer nele um grande homem que proveu sustento humano ao Senhor.

O Papa Francisco medita todos os dias há 40 anos a oração de São José. Reserve um momento do seu dia, eleve seu pensamento a Deus e peça a intercessão de São José também.

São José, patrono da Igreja Universal, rogai por nós!

Oração de São José 

Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade.

Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz.

Meu amado Pai, toda minha confiança em colocada em Vós. Que Não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a Vossa bondade é tão grande como Vosso poder. Amém!

 

Confira o artigo do Padre Julian Quintero sobre o tema:

Falemos do homem escolhido por Deus para a grande Missão de ser o pai adotivo do Salvador: Cristo Jesus. Segundo a Carta Apostólica Patris Corde, COM CORAÇÃO DE PAI: assim José amou a Jesus, designado nos quatro evangelhos como o “filho de Jose”.

José, um homem simples, humilde, apresentado como um homem justo, que escolhido por Deus, recebeu a missão de ser guardião e protetor do menino Jesus e esposo de Maria, nossa Mãe.

Posso manifestar que para mim São José era o esposo de Maria e pai que cuidou de Jesus, mas na minha Caminhada de Fé São José não tinha despertado uma devoção significativa. Estando aqui na Paróquia São José, em Caraguatatuba, tive meu encontro pessoal de Fé e devoção a este Santo e Padroeiro da Igreja. Muitas vezes olhando para a imagem de São José, a sua serenidade me chamava atenção. Rosto de Serenidade, fruto da confiança em Deus.

Neste ano, por inspiração do Papa Francisco, nós somos convidados a viver o ano de São José, chamados a descobrir que ele não entrou na história da Salvação por acaso. Ele foi pensado para defender a Jesus e Maria, a igreja nascente, que já no seu início sofre a perseguição de Herodes.

Por isso, desde o dia 8 de dezembro de 2020, estamos vivendo este tempo oportuno de olhar e descobrir na figura de São José, nosso guardião, nosso protetor diante de tudo aquilo que como humanidade estamos vivendo. Por isso, este é o tempo oportuno para caminhar junto com São José, “Essa figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós”, como nos fala o Papa Francisco (Pag 8).

Nessa intuição o Papa Francisco reconhece que, em meio às crises que nos afetam, todos nós, somos chamados a reconhecer e valorizar a vida de tantas pessoas que pelo trabalho que realizam muitas vezes se tornam invisíveis ou geralmente esquecidas, porque nunca aparecem nas manchetes, revistas e jornais.

Mas, hoje elas, diante da realidade que estamos vivendo, fazem parte dos acontecimentos decisivos da nossa história. Citando um dos exemplos do documento: profissionais da Saúde, desde médicos, enfermeiros, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, funcionários de supermercados, trabalhadores da limpeza, cuidadores, transportadores, forças policiais, Sacerdotes, Religiosas e muitos outros mais.

Aprendendo que ninguém se salva sozinho, todos eles podem olhar para São José, o homem que passou despercebido diante das forças de poder de seu tempo. Foi o homem da presença cotidiana, discreta e escondida. Assim, também, quantos homens e mulheres passam despercebidos, quantos deles no seu trabalho cotidiano mantém as comunicações e mensagens com os familiares das pessoas hospitalizadas nas diferentes UTIs. Quantos enfermeiros e profissionais da Saúde redobram nos seus turnos e plantões, diante de seus colegas doentes. Quantos moto-boys entregando alimentos, medicamentos e produtos, ganhando sua sobrevivência, mas principalmente levando o necessário a quem precisa. Assim, como tantos motoristas transportando os produtos pelas estradas e cidades. Quantas pessoas das nossas Paróquias na manutenção, organização e limpeza nos nossos lugares de Celebração, para que muitos outros possam ser alimentados pela nossa Fé.

Todos colocando-se a serviço e alguns exercitando a paciência no seu trabalho, no silêncio e nas atitudes contagiam esperança tendo como finalidade um trabalho movido pela responsabilidade, compromisso mútuo e amor ao próximo. Assim, também, quantas pessoas rezam e se sacrificam pelo bem dos outros.

Muitas vezes esses trabalhadores se confiam aos cuidados de São José e procuram imitar as suas virtudes e dons. Mas, também, tantas pessoas, não cultivam uma devoção a São José, e também conhecem tão pouco de sua vida e de sua tão grande participação no Mistério da nossa Redenção, mas se deixam guiar pela moção do Santo Espírito; essas pessoas, sem saber, estão imitando a maior virtude de São José, que foi de ter seu coração pronto para escutar o projeto de Deus para ele, junto a Jesus e Maria, assumir a Missão entregue por Deus e com resiliência e sem murmúrios enfrentar as tempestades que o mundo colocou a sua frente. Muitos deles se lembram de agradecer a Deus pelas forças e pelos milagres, muitos choram no colo de Deus as vidas perdidas e se deixam consolar pelo Espírito Consolador e permitem que o próprio Jesus enxugue as suas lágrimas.

Divulgação

Como não fazer um paralelo com a vida de São José? E perceber que José nos lembra, como o Papa Francisco nos diz, de todos aqueles que escondidos ou em segundo plano são protagonistas na história da salvação.

Por isso, que seja São José o nosso protetor, intercessor, que seja ele que nos guie quando não sabemos o que fazer. Que seja São José que nos ajude a nos silenciar para descobrir a vontade de Deus na nossa vida. Que seja São José que nos leve a compreender o compromisso com a história da Salvação. Dessa forma, cada pessoa que está gerando gesto de amor, gesto de vida e responsabilidade, pode sentir que gerando vida está cuidando e preservando aquilo que Deus nos confiou.

Que possamos neste tempo superar nossos medos como São José, que escutando a voz do Anjo, obedeceu. Em meio dos nossos negativismos e desânimos somos chamados a meditar como a figura de São José nos convida a silenciar, discernir e compreender a vontade de Deus, a trabalhar e a confiar. Como precisamos de São José, nestes tempos de medo, de apavoramento. Olhando para ele obter serenidade, para que no meio das nossas dificuldades, conflitos e problemas encontremos uma oportunidade de irradiar a presença de Deus.

Diante da realidade que vivemos como humanidade, muitas vezes precisamos saltar no escuro, mas sabendo que, se somos obedientes ao desígnio de Deus, seremos sustentados pela sua presença. Valei-me São José!

São José foi o homem do silêncio. Mas, um silêncio de palavras, um silêncio que falava e até hoje fala pelas atitudes imediatas e precisas que São José fazia ao escutar a voz de Deus. É um silêncio profundamente comunicativo.  Ele falava com a vida, ensinava com atitudes concretas. Hoje também podemos ver, no cotidiano da vida, muitas pessoas como São José, caladas, mas atuantes, trabalhando a favor da sua família, da Igreja ou da sociedade no trabalho que lhe garante o pão de cada dia e ao mesmo tempo glorifica a Deus.

Hoje, Deus está confiando a tantos homens e mulheres, no meio dos seus trabalhos, um ministério, uma missão.

São José, o homem que passou despercebido por tantos séculos e séculos por nós católicos, já que sua presença no Mistério da Redenção é discreta e escondida, começou a ser descoberto há poucos anos e é um grande tesouro que está sendo descortinado pouco a pouco, mas somente nos Céus poderemos enxergar a sua grandeza.

Fizemos um paralelo de São José com o flagelo que atualmente assola a humanidade, a pandemia atual; mas poderíamos fazer também com as situações vividas pelos refugiados, já que São José foi um refugiado no Egito; poderíamos também fazer um paralelo com a situação de tantos pais e mães de família que sofrem para proteger as suas famílias, todas essas pessoas vivem na luta da sobrevivência dia a dia, e quando caminham como São José, confiantes em Deus, são protagonistas da vida que brota e floresce, no silêncio ativo e sempre pronto a caminhar.

Todos nós, devemos nos aprofundar para conhecer mais de São José, assim o amaremos mais, poderemos aumentar a nossa devoção para com o maior de todos os Santos, depois de Maria Santíssima e poderemos caminhar com São José rumo a santidade, rumo ao Céu. Aproveitemos este ano dedicado a São José.

São José superou seus medos, suas dúvidas, seus planos. São José encarou todas suas batalhas, mas não sozinho, contou com a Providência Divina, apoiou-se naquele que o capacitou. No Senhor ele buscou continuamente força e sabedoria para suas necessidades e foi dócil a Deus.

São José, alguém que souber ouvir a voz do seu tempo, Homem do SIM, confiou na palavra do Anjo (Mat 1,24) e o seu temor se transformou em um sereno colocar-se a disposição de Deus.

Que assim como São José possamos ser tocados pela mão de Deus e ouvir: não tenhais medo!

Sentir o chamado e acreditar que Deus nos convoca para comprometer-nos com a realidade que vivemos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X