Palavra do Pastor

Começamos um novo ano e muitos aspiram voltar aos tempos pré-pandemia. Sinceramente eu não desejo isso.

Explico.

O tempo antes da pandemia foi um tempo repleto de situações que eu não gostaria que se repetissem. As atividades da sociedade e suas escolhas geraram todas as causas de uma pandemia e de diversas situações de descontrole do clima e da natureza. Estamos ainda colhendo os frutos destes descaminhos humanos. Não bastasse isso, novamente querem resolver os conflitos internacionais entre os países com guerra. Nunca a guerra resolveu nada, somente criou sempre mais dor e destruição em todos os níveis. É campo de teste para novas armas e táticas bélicas. Deixam uns poucos ainda mais ricos e o mundo vergonhosamente muito mais pobre e triste pela perda irreparável de vidas e patrimônio dos povos.

Nossa diocese deseja inserir-se num mundo que prossegue, caminhando com esperança e coragem rumo a uma sociedade fraterna, mais humana. Seguindo a Jesus Cristo, nos esforçamos para construir o Reino de Deus, aprendendo com os fatos e situações do passado, sonhando com um futuro de paz. Ai está o Sínodo convocado pelo Papa Francisco.

Desde o bispo, passando pelos padres, diáconos, religiosos, leigos até o mais novo coroinha, todos juntos temos muito a oferecer para a Igreja. A riqueza de nossa igreja particular de Caraguatatuba está em contar com cada dom, talento, capacidades de todos sem excluir ninguém. A participação de todos faz a beleza de nossa caminhada de fé. Do contrário, tudo estará comprometido e sem eficácia, já que Deus quer construir seu Reino através da participação de cada um de nós.

Desejo a todos os nossos leitores muitas alegrias e todas as bênçãos de Deus para prosseguirmos caminhando juntos na via da esperança.

Dom José Carlos Chacorowski CM

Bispo diocesano de Caraguatatuba – SP 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X