Outubro, Mês Missionário: “Jesus Cristo é missão”

Estamos em outubro, mês missionário. Especialmente no Brasil estamos vivenciando a campanha missionária 2021, com o tema: “Jesus Cristo é missão” e o lema: “Não podemos deixar de falar o que vimos e ouvimos”.

Esta campanha missionária nos toca o coração ao nos recordar que cada fiel batizado, não importa se é uma criança, um adolescente, um adulto ou um idoso, cada um recebeu de Jesus no dia do seu batismo uma missão especial. A missão de ser Igreja viva de Cristo.

Cada católico é chamado especialmente, como nos ensina o documento de Aparecida, a despertar o seu ser discípulo missionário de Jesus Cristo, a cooperar com a ação evangelizadora da Igreja. Cada um deve se questionar: Eu estou vivenciando a minha dimensão de discípulo missionário de Jesus Cristo?

Não seria de se estranhar, se alguém notasse que a sua dimensão de discípulo missionário de Jesus Cristo estivesse adormecida, hibernando. Mesmo assim, saiba que ela está presente em cada coração. Se faz necessário despertá-la! O Papa Francisco em sua mensagem para a ocasião do dia mundial das missões 2021, nos recorda: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20).

Comecemos a despertar sempre mais a nossa dimensão de discípulo missionário de Jesus Cristo, somando a nossa força missionária a do Papa Francisco, a do nosso bispo Dom José Carlos, juntos aos nossos padres e diáconos, religiosos e famílias. Falemos com muito amor o que Jesus tem feito em nossas vidas e o que temos ouvido do que ele fez nas vidas dos outros nossos irmãos.

Para despertar a nossa dimensão de discípulo missionário de Jesus Cristo, comecemos a prestar mais atenção ao que a palavra de Deus nos fala.  Escolha fazer bem tudo o que se dispuser a fazer. Uma oração bem feita. Uma visita bem feita a alguém ou família necessitada.  Passe a participar de forma ativa e intensa da vida de sua comunidade. Quando se encontrar com alguém pratique uma escuta atenta e generosa… se disponha a levar um pouco da fé e da esperança da Igreja. Pratique uma fraterna acolhida e leve sempre consigo, em seu coração, o amor de Jesus.

Jesus, missionário do Pai, cheio de amor, passou neste mundo fazendo o bem. Ele não mediu esforços, não julgou se esse ou aquele era merecedor ou não. Ele acolheu, abraçou, ensinou, abençoou… Lutou pela salvação de cada um de nós, por um mundo mais fraterno e justo para todos.

Por fim, não é só por estamos no mês missionário, por estarmos em campanha missionária 2021, a questão é que precisamos tomar consciência sempre mais, que Jesus é a nossa missão. É nossa tarefa comunicar que a mão de Deus está agindo na vida das pessoas. Não podemos deixar de falar o que vimos e ouvimos! Pessoas sendo curadas de enfermidade, Libertas de vícios, famílias sendo restauradas… irmãos afastados da vida da comunidades retomando a sua caminhada espiritual.

Deixo aqui o site da Pontifícias Obras Missionárias: https://www.pom.org.br/  Nele, você encontrará o material da campanha missionária 2021 entre outros materiais.

Abraço fraterno. Abençoada missão a todos. Deus os abençoe sempre mais.

Por Pe. Antônio Maria Chagas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X