O Ciclo Litúrgico do Natal – Padre Douglas responde

O Natal é a mais importante Solenidade do Senhor, depois da Páscoa. Celebramos o nascimento do Salvador da humanidade, o Filho eterno do Pai que, num determinado momento da história, se encarnou, pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e se fez homem. O Natal é a celebração do seu nascimento.

O Ciclo do Natal é formado por três momentos: o primeiro momento consiste num tempo de preparação ao qual chamamos Advento, que é vivido pela Igreja nas 4 semanas que antecedem o Natal; o segundo momento consiste  na celebração propriamente dita da Solenidade do Natal do Senhor, que se inicia no pôr do sol do dia 24 de dezembro e dura todo o dia 25 de dezembro; e o terceiro momento consiste no prolongamento dessa grande solenidade, seja na oitava do Natal, que são os oito dias seguintes à Solenidade do Natal, que a Igreja vive como se fosse um único e mesmo grande dia de Festa, seja nos dias que se seguem à oitava do Natal, onde a Igreja celebrará a Solenidade da Epifania do Senhor e a Festa do Batismo do Senhor, com a qual se encerra o ciclo do Natal. Dentro da oitava do Natal, que dura desde o dia 25 de dezembro até o dia 01 de janeiro, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. No dia 01 de janeiro, a oitava do Natal se encerra com a celebração da Solenidade de Santa Maria mãe de Deus.

Como entender o Tempo do Advento?

A palavra advento vem do latim: adventus, e significa: o que há de vir ou oque está para vir. De medo que o Tempo do Advento, que está inserido no ciclo litúrgico do Natal, é um tempo de recolhimento e reflexão onde toda a Igreja é chamada a uma preparação para seu encontro com Aquele que virá, Jesus Cristo. É o tempo de preparação do coração de cada fiel para celebrar a festa da primeira vinda do Senhor, o Natal. Mas é também o tempo que nos recorda que o Senhor virá na sua gloria, e precisamos preparar nossos corações para esse encontro com o Senhor, na sua segunda vinda.

Palavras chaves que nos ajudam a compreender e viver melhor este tempo são: Vigilância e Esperança.

Neste tempo litúrgico, a palavra de Deus nos chama a refletir sobre a pessoa e a missão de João Batista, o precursor, que foi suscitado pelo próprio Deus para preparar os caminhos do Senhor. Da mesma forma somos chamados a compreender que nós, discípulos-missionários, temos a missão de preparar os caminhos da segunda vinda do Senhor. Nossa missão é parecida com a missão de João Batista.

A palavra de Deus também nos convida a olhar para a virgem Maria, aquela que, desde o primeiro momento, acolheu o Filho de Deus vindo ao mundo, não só no seu ventre, mas sobretudo no seu coração. Somos chamados a acolher Jesus, que vem ao nosso encontro, e testemunhá-lo sempre com nossa vida.

Com as celebrações do Advento e do Ciclo do Natal estamos iniciando novamente o Ano Litúrgico. Todos devemos compreender o ano litúrgico não como uma repetição, mas sim como tempo propício que a graça de Deus nos concede para que possamos aprofundar ainda mais nossa fé, nossa vivência cristã. Que a oração da Igreja nos fortaleça e nos conduza neste caminho de crescimento, para que possamos atingir a “estatura de Cristo”.

Por Padre Douglas Franco

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X