O chamado Vocacional; Entenda tudo sobre o Mês Vocacional

A igreja no Brasil desde o início da década de oitenta, instituiu o mês de agosto como o mês vocacional. Para melhor destacar o chamado vocacional, tematizou cada final de semana dedicando a uma vocação específica. Na primeira semana, celebramos chamado aos ministérios ordenados, os diáconos, os presbíteros, e os bispos. Na segunda semana, celebramos por meio do sacramento do matrimônio o chamado a vocação familiar do pai, da mãe e dos filhos. Na terceira semana, celebramos o chamado a vida consagrada. Na quarta semana, celebramos o chamado a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade. Por fim, no quinto e último domingo, celebramos o chamado dos catequistas, homenageando e valorizando esta vocação tão importante nas comunidades.

Mas o que é um chamado? O chamado é um convite. Vamos à praia? Vamos a um passeio? Vamos ao shopping?  Vamos jogar bola hoje? Vamos surfar? Vamos ao grupo de jovens? Vamos à igreja… Quem é que Chama? É sempre um familiar, um colega de trabalho, de curso, da mesma rua, enfim, a pessoal que nos chama trata-se de ser alguém que conhecemos. E aceitamos o convite porque confiamos. Porque certamente compartilhamos dos mesmos gostos, ideias, pensamentos etc.

Chamado vem da palavra vocação. Vocação deriva do verbo latino vocare, que significa “chamar ou chamamento”. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor realizando uma missão em algumas das vocações específicas.

O nosso primeiro chamado é a vocação à vida, este chamado precede todos os demais. Deus, em seu infinito amor, modelou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que na liberdade de filhos e filhas, fossem humanos continuadores da sua criação. O segundo chamado é a vocação cristã. Pelo Batismo toda pessoa recebe, pela fé de seus pais e padrinhos, seu segundo chamado: o de ser cristão. À medida que a pessoa cresce e toma consciência de si mesmo e adquire o conhecimento da própria fé, aos poucos assume uma identidade que a caracteriza como seguidora do próprio Cristo.

Chamado à vida sacerdotal. A vocação à vida sacerdotal é voltada aos homens que sentem o chamado a serem continuadores da missão de Cristo, recebendo o sacramento da ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço do povo de Deus. A missão do sacerdote tem como inspiração a imagem de Jesus Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas para orientá-las, introduzi-las e animá-las na vida da fé e da comunidade. O padre também tem a missão de denunciar as injustiças, os falsos valores, para favorecer a vida nas suas mais diversas dimensões.

Chamado à vida matrimonial. É a vocação do amor que se realiza na relação entre o homem e a mulher. No amor de Deus, o casal é chamado a edificar o amor conjugal para formarem uma família. Constituem, assim, uma íntima comunidade de vida para realizarem a missão da maternidade e da paternidade, onde o lar se torna uma pequena Igreja na qual se vive, partilha e transmite os valores humanos e cristãos. A família é o berço de todas as vocações.

Chamado à vida consagrada. A vida religiosa consagrada é uma vocação para homens e mulheres que se sentem chamados por Deus para viver a radicalidade de seu Batismo, dedicando toda a sua vida, seu tempo, suas forças e capacidades para o serviço aos irmãos, diante das mais variadas necessidades do ser humano. Vive em comunidade, tem como primeira regra a vivência do Evangelho, testemunhando o amor fraterno. Propõem-se a seguir Jesus Cristo, assumindo seu modo de viver casto, pobre e obediente, assumindo com liberdade este estilo de vida, para, assim, estarem disponíveis a realizar uma missão na Igreja e na sociedade atual, segundo um carisma específico.

Chamado do cristão leigo. Todo cristão leigo casado ou solteiro vive e corresponde à sua vocação sendo sinal de Cristo e do seu Evangelho no meio do mundo. Podem desempenhar atividades diversas na Igreja e no mundo, sejam elas no âmbito da educação, da política, da comunicação social, do comércio, da arte etc. Independentemente da missão que vive e realiza, ele é também chamado a trilhar um caminho de desenvolvimento humano e de santificação pessoal no meio da família e da sociedade

Chamado do Catequista. O catequista é aquela pessoa que vive o seu batismo com entusiasmo, de bom coração responde ao chamado para se tornar um educador da fé, um fiel discípulo de Jesus, um colaborador especial da Igreja. É alguém que se faz presente na jornada da vida de seus catequizando, ajudando-os no processo de amadurecer na vida cristã e a caminhar em direção a Deus.

Por fim, louvo e agradeço a Deus, por cada chamado, por cada uma das vocações. Que neste mês vocacional possamos intensificar as nossas orações pelo nosso bispo e pelos nossos padres, diáconos, pelas nossas famílias, pelos nossos consagrados, pelos nossos fiéis leigos e por cada um catequista. Deus os abençoe sempre mais.

 

Artigo Padre Antônio Maria Lopes Chagas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X