Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, celebrada dia 12 de outubro, é a padroeira do Brasil. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves no rio Paraíba no ano de 1717. Esses pescadores após o fracasso de não conseguirem peixes, encontraram em suas redes primeiramente o corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição e depois a cabeça. Após este fato extraordinário, eles conseguiram pescar uma quantidade enorme de peixes.

A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos e muitas pessoas se encontravam para rezar diante da imagem. Muitas graças e milagres aconteceram pela intercessão de Maria.

Um pequeno oratório foi construído para abrigar a imagem e ser lugar de encontro dos devotos. Esse lugar em pouco tempo ficou pequeno para acolher tamanha quantidade de pessoas. Em 1745 foi construída a primeira capela (local onde hoje é conhecido como Basílica Velha). Esta capela com o passar dos anos precisou ser ampliada. No dia 8 de dezembro de 1888, a igreja foi elevada a Basílica. O Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil no ano de 1930.

O número de devotos não parou de crescer a cada dia e, assim, mais uma vez, a igreja precisa ser ampliada. Uma nova construção se iniciou em 1955 e no dia 04 de julho de 1980, o papa São João Paulo II, numa celebração eucarística, consagrou a nova Basílica de Aparecida.

Em 1984, a CNBB elevou a Basílica em Santuário e ela tornou-se, assim, o maior Santuário Mariano do mundo. Papa Francisco visitou o Brasil em 2016 e elevou a Basílica – Santuário à dignidade de Igreja Catedral da Arquidiocese de Aparecida.

Em nossa diocese de Caraguatatuba, encontram-se igrejas cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida, sendo uma paróquia e oito comunidades.

Você sabia que além de nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida, temos mais oito capelas dedicadas à Santa em nossa Diocese? Confira quais são: Porto Novo; Barequecaba; Ingá; Tinga; Sumidouro; Horto Florestal; Morro do abrigo; e Caçandoca.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida se localiza em Ilhabela. Anteriormente, ela era uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso cujo pároco é Pe. Mateus Martins de Almeida. Aos 12 de Outubro de 2016, Dom José Carlos, em celebração Eucarística, erigiu esta comunidade em paróquia e empossou Pe. Alessandro Henrique Coelho como primeiro pároco. A paróquia é formada por mais 12 comunidades do lado Sul da Ilha.

A comunidade Nossa Senhora Aparecida de Barequeçaba, em São Sebastião, de acordo com a paroquiana Ana Lúcia, é “pequena, mas que ao longo do tempo foi crescendo tanto na fé quanto nos trabalhos pastorais”.

A capela Nossa Senhora Aparecida no Morro do Abrigo, de São Sebastião, começou com orações do terço na casa do Sr. José Lemes. Ele doou o terreno e em 1982 iniciaram as obras. Segundo Sérgio Sota Acioli, hoje a comunidade possui vários trabalhos pastorais, tais como, catequese, terço das mulheres, terço dos homens, GEV e grupo de oração.

A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Tinga, de Caraguatatuba, teve sua primeira capela no bairro Jardim Itaúna no ano de 1975. Após 10 anos, surgiu a necessidade de transferir a comunidade para o Tinga. Iniciaram as obras tempo mais tarde houve a necessidade de um espaço maior e assim foram comprados mais terrenos ao redor para ampliá-la. Em 2012, a comunidade começou a construir a nova comunidade onde ela está localizada hoje.

A capela Nossa Senhora Aparecida do Porto Novo, em Caraguatatuba, foi fundada em 06 de dezembro de 1942. Ela é fruto de uma graça alcançada pela intercessão da Imaculada Conceição. Com uma participação forte dos pescadores onde temos e sentimentos envolvidos. Hoje ela passa por uma reforma para que ela fique cada vez mais acolhedora. Afinal, é a casa da mãe e ela acolhe a todos.

O paroquiano Paulinho da comunidade Nossa Senhora Aparecida do Ingá da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ubatuba, conta que a comunidade é “pequena, simples, fervorosa na fé e atuante na caminhada da Igreja”. E João Paulo, da comunidade Nossa Senhora Aparecida de Caçandoca da mesma paróquia Nossa Senhora das Graças, disse que esta comunidade é “simples e pequena, mas pelo menos 15 pessoas participam atualmente das celebrações”.  A capela é pé na areia e ela está dentro de uma área Quilombola.

A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Sumidouro da Paróquia Imaculada Conceição, de Ubatuba, “continua atuante, perseverante na oração e unida com os compromissos de Igreja”, diz Maria Antônia, uma das paroquianas.

A capela Nossa Senhora Aparecida no Horto Florestal fica na beira da Rodovia BR 101 – Km 90. Foi construída na década de 70 pelo Instituto Agrônomo de Campinas – Estação Experimental de plantas tropicais, no local de um cemitério de escravos da Fazenda do Café do tempo do Império segundo Benedito Augusto. Atualmente a capela está sendo restaurada por um empresário paulista.

Por Padre Eduardo Toledo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X