No último domingo (22), a Diocese de Caraguatatuba celebrou a vocação dos cristãos leigos e leigas – os diocesanos que se dedicam nos serviços pastorais e missionários. A data especial integra a programação do Mês Vocacional.
Para comemorar o dia, compartilhamos com você a história do casal Naime e João Teixeira que celebra a vocação que descobriram juntos. Confira o depoimento dos dois, que são da Catedral Divino Espírito Santo:
Desde que nos casamos e através do Evangelho do dia do Nosso Sacramento matrimonial ” Sal da terra e luz do Mundo” (Mt 5,13-16) começamos entender de que somos leigos a serviço da igreja e de lá pra cá fomos nos engajando dentro da nossa comunidade em diversas pastorais para servir a Cristo e aos irmãos. Iniciamos com a Pastoral Familiar junto ao Encontro de noivos, fizemos três anos de Teologia, fomos Coordenadores da Pastoral de Ministros da Sagrada Comunhão, Servimos na catequese do Crisma, Nas Festas do Divino Espírito Santo, colaboramos com a Liturgia, com a equipe de leitores e atualmente servimos coordenando a Pastoral do Dízimo na nossa comunidade.
Mas a onde entendemos mesmo o grande significado de ser um casal leigo foi participando do movimento das Equipes de Nossa Senhora, que com a graça de Deus e muita oração e perseverança estamos engajados há 25 anos, comemoramos nossa bodas de prata agora dia 01/08/2021 na Paróquia Nossa Senhora do Amparo junto ao nosso Conselheiro Espiritual Padre André Vilela Beghini e todos os casais de nossa Equipe 1 Nossa Senhora Estrela da Manhã.
O que seria ser um casal leigo? Pensamos que é servir dentro da igreja e dar testemunho no mundo de que somos cristãos vivendo os desafios do nosso dia a dia mas sempre colocando Deus a frente de tudo.
Temos que buscar viver nosso Sacramento Matrimonial, como um serviço de amor, de entrega e de busca de Deus, como uma catequese constante, renovada e desafiadora. e encontramos tudo isso no movimento das equipes de Nossa Senhora e graças a Deus através das palavras de nosso primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba Dom Fernando Mason, entendemos que as equipes nos dariam a formação constante para depois estarmos prontos a servir com mais profundidade e discernimento em todas as pastorais e serviços da igreja.
A igreja deve ser uma extensão de nossos lares cristãos, assim como nossos lares devem ser uma pequena Eclesia (Igreja).
Só conseguimos servir a todas as pastorais acima citadas porque a graça de Deus agiu em nós, e tivemos ajuda de inúmeros Sacerdotes, Leigos Consagrados e casais que também disseram o seu SIM como Maria “Eis me aqui faça se em mim segundo a vossa vontade “.
Assim como nós muitos casais também estão nesta caminhada buscando servir a igreja e sonhando com uma santificação conjugal, em pequenos gestos do nosso dia a dia, fazendo orações, diálogos verdadeiros, e se alimentando da Palavra de Deus todos os dias.
No Mês das vocações, sabemos que é preciso fé e muita perseverança para continuar na messe do Senhor, é preciso muita oração e, também, obras de caridade. Fica aqui o nosso convite a todos leigos e leigas e a todos os casais cristãos: venham buscar o seu lugar dentro da sua comunidade, apresente seus dons e sirva com amor, pois somos batizados e convidados a evangelizar para que tenhamos mais e mais operários para a messe do Senhor. Sejamos sempre como o barro nas mãos do olheiro e deixemos ser moldados por Cristo.
Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os leigos que se colocam a disposição . Amém!