Natal, tempo da esperança e da presença! Confira galeria de presépios

Por Pe. Marcelo Carvalho

Chegamos a mais um final de ano e com ele as festividades do Natal, onde celebramos o nascimento do menino Jesus e o cumprimento da promessa de Deus “farei brotar de Davi a semente da justiça que fará valer a lei e a justiça na terra” (Jr 33,15).

Vivemos num mundo cada vez mais difícil de praticar a justiça e os valores do reino, de viver os ensinamentos de Jesus e de praticar aquilo que o Senhor nos convida no Evangelho. Com a pandemia nos distanciamos, enfrentamos o medo, nos isolamos e perdemos o sentido da relação no nosso dia a dia.

Mas agora é momento de se reinventarmos.  Com a chegada do Advento, somos chamados a iniciar um caminho de preparação para o Natal, pois precisamos organizar os nossos corações para aquele que vem, o Deus que se encarnou para viver como nós e mostrar o sentido de nossas vidas.

Precisamos nos reinventar buscando nos aproximar cada vez mais do príncipe da paz e assim testemunharmos o seu amor. Nesta caminhada somos orientados a viver alguns pilares como a confissão, que nos reconcilia com Deus; a vida de oração para ouvirmos a sua voz e prosseguir decididamente; a caridade para vivermos o despojamento e a gratidão por tudo aquilo que Deus nos dá; e o convite a montarmos o presépio, representando o nascimento do menino Jesus em nossas vidas.

Através desses quatro pilares somos convidados a reavivar a esperança em nosso coração e em nossas vidas, como bem vai afirmar o apóstolo São Paulo na carta aos romanos “ A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Diante de tudo aquilo que vivemos somos convocados a reanimar. É tempo de Natal, é tempo de esperança, de voltarmos a acreditar e termos a certeza que Deus nos permite a reinventar-se e renovar-se. O primeiro passo é nosso, deixemos ser amados e que sejamos capazes de em nossas atitudes resplandecer a esperança e juntos proclamarmos: Hoje nasceu para nós o salvador, o Cristo Jesus.

Neste tempo natalino, somos convidados a se fazer presente. Surpreendamos quem nós amamos com uma ligação em vez de mandarmos uma mensagem por WhatsApp, visitemos os amigos seguindo todas as orientações de protocolos sanitários e rezemos pelos nossos  e pelo mundo.

No Natal da Esperança, é a nossa presença que vai fazer a diferença.

 Como estamos nos preparando para a chegada do Messias?

Chegamos ao Advento, o tempo do Ano Litúrgico que antecede o Natal e nossa Igreja se prepara para receber o Messias. Nesse clima natalino, nossas paróquias já estão decoradas e com seus respectivos presépios prontas para receber o Menino Jesus. E seu coração também está pronto para esse grande dia? Confira a galeria de nossos presépios.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X