No dia 3 de março de 1999, foi anunciada a criação da Diocese de Caraguatatuba, até então, Região Episcopal, vinculada à Diocese de Santos. A instalação e a nomeação do primeiro Bispo Diocesano, Dom Frei Fernando Mason, OFMConv, se deu em 1ª de maio do mesmo ano.
A Diocese começou a crescer em consciência e trabalho, valorizando momentos fortes de unidade como a Festa de Cristo Rei ao celebrar o encerramento do Ano Litúrgico e a Romaria Diocesana a Aparecida e ao Seminário Diocesano em Taubaté. Ampliou o número de Paróquias e de padres no serviço às comunidades. Publicou seu 1º Plano Diocesano de Pastoral e celebrou com grande Júbilo seu aniversário de cinco anos de criação, realizando a 1ª Feira Pastoral Diocesana e o lançamento do 1º site oficial – www.diocesecaraguatatuba.com.br
Dom Fernando permaneceu na Diocese até maio de 2005. No período vacante de pouco mais de um ano, a Diocese de Caraguatatuba foi administrada pelo Pe. Vilson Dias de Oliveira, DC, hoje Bispo emérito da Diocese de Limeira (SP).
Em julho de 2006 foi nomeado o segundo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Altieri, que permaneceu até 2012. O período vacante subsequente foi administrado por Pe. Inocêncio Xavier, até a nomeação de Dom José Carlos Chacorowski, CM, em junho de 2013, que permanece à frente da Diocese até os dias atuais.
“Sonho que se sonha só, não somente um sonho. Sonho que se sonha junto, pode se tornar realidade”. Foi assim que Dom David Picão, Bispo da Diocese de Santos e Pe. Miguel Rosseto, Vigário Episcopal fizeram nascer a Diocese de Caraguatatuba, contando com a força entusiasta do Pe.Nino, de todo o clero presente e de todos os fiéis engajados.
A Diocese hoje
A Diocese de Caraguatatuba é composta por 20 Paróquias nas cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Atualmente tem 33 Sacerdotes, entre diocesanos e religiosos, 19 Diáconos permanentes e quatro Congregações religiosas, além de duas Casas de Formação: Propedêutico São Domingos Sávio, em Ubatuba, e Seminário São José de Anchieta, em Taubaté.
Em 2021, completou 22 anos. Administrada por três bispos ao longo de duas décadas, tem como Patrono o Divino Espírito Santo. Já a co-padroeira é Nossa Senhora das Graças. O Conselho Presbiteral é formado pelos seguintes padres: Alessandro Henrique Coelho, Altair dos Santos, Carlos Alberto da Silva, Daniel Inácio, Douglas Franco Machado, Elimar de Azevedo, Mateus Martins de Almeida, Wilmar Willalba Ortiz, OFM conv, e Vladimir Ferreira Coelho.
Ao todo, cinco seminaristas estudam no Seminário São José de Anchieta. Cerca de 150 alunos estão inscritos na Escola de Teologia que leva o mesmo nome do Seminário. O primeiro Santuário da Diocese é o de Santo Antônio, localizado bem no centro do coração de Caraguatatuba. É a Igreja mais antiga da cidade e simboliza onde tudo começou.
Em unidade com a Igreja de Roma e sua Ação Evangelizadora, tem como fonte de inspiração as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Documento de Aparecida e o documento de Estudos de 104 da CNBB Paróquia: Comunidade de Comunidades. Um novo jeito de ser Paróquia.
Carta de Criação
BULA ‘AD APTIUS CONSULENDUM’ DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CARAGUATATUBA JOÂO PAULO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Para perpétua memória. Para melhor atender ao bem espiritual e ao governo dos fiéis cristãos, nosso Venerável irmão Dom David Picão, Bispo de Santos, devidamente ouvida a Conferência Episcopal do Brasil, pediu a esta Sé Apostólica, que fosse criada a nova Diocese, em território desmembrado de sua circunscrição Eclesiástica. Nós, portanto, tendo o voto favorável do venerável Irmão Alfio Rapisarda, Arcebispo Titular de Canne e Núncio Apóstólico no Brasil, com o assentimento da Congregação para os Bispos, julgamos dever ser atendida a petição. Pela nossa Autoridade suprema, pois decretamos o seguinte: Separamos da Diocese de Santos, todo território que, segundo a lei civil atual, constituem os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Nesse território instituímos a nova Diocese de Caraguatatuba que terá os mesmos limites citados conforme as leis civis atuais. Assim, criada a sede eclesial na cidade de Caraguatatuba elevamos o templo aí existente e dedicado ao Divino Espírito Santo ao grau e dignidade de Igreja Catedral, mandando que nele, conforme o Direito Canônico, se instale o Cabido dos Cônegos. Além disso, determinamos que a nova Diocese de Caraguatatuba seja sufragânea da Sé Metropolitana de São Paulo, no Brasil e seu Bispo ficará submisso pelo Direito Metropolitano ao Arcebispo de São Paulo. Os demais se regulamente segundo as leis canônicas. A execução do que está aqui determinado, confiamos ao mencionado Núncio Apostólico, e, se ele estiver ausente, quele que cuida dos negócios da Santa Fé, no Brasil, dando a eles as necessárias e oportunas faculdades, também para subdelegar, ficando com a obrigação de enviar Congregação para os Bispos, uma Ata de execução deste Mandato, quanto antes. Queremos que esta nossa Constituição vigore, agora e para sempre, sejam quais forem as possíveis circunstâncias adversas. Dada em Roma, junto de S. Padre, no terceiro dia do mês de Março de mil novecentos e noventa e nove, vigégimo primeiro ano de Nosso Pontificado.
Papa João Paulo II
Dom Frei Fernando Mason,OFMConv
Em 1º de maio 1999, a Diocese foi instalada e assumida pelo seu primeiro Bispo Diocesano, assim nomeado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II para esta missão, o Revmo. Dom Frei Fernando Mason,OFMConv.
Em 25 de maio de 2005, a comunidade do Litoral Norte recebeu a notícia da transferência de seu Bispo Diocesano, Dom Fernando Mason, para a Diocese de Piracicaba. Teve que se despedir daquele que a ensinou dar os primeiros passos. A Santa Miissa de despedida foi celebrada no dia 17 de julho de 2005, na presença de centenas de fiéis. Sua posse na Diocese de Piracicaba foi acompanhada por padres, parentes e amigos, no dia 24 de julho de 2005.
Dom Antonio Carlos Altieri – Dom Altieri
60 anos, foi ordenado bispo em 28 de outubro de 2006 na Igreja Nossa senhora Auxiliadora, em São Paulo. Em 5 de novembro do mesmo ano tomou posse como segundo bispo da Diocese de Caraguatatuba. Durante este tempo, assumiu a função de bispo assessor responsável pelo Setor Juventude do Estado de São Paulo (Regional Sul1).
Na Diocese de Caraguatatuba, mostrou-se grande empreendedor. Incentivador do trabalho leigo, das ações sociais com especial atenção pelos menos favorecidos. Salesiano, deu vida e espaço para os jovens fortalecendo o setor juventude. Ordenou 18 sacerdotes. Organizou os diversos Conselhos consultivos: Administrativo, Econômico e Pastoral. Animador das missões e formação dos leigos e leigas, não mediu esforços para que as lideranças pudessem se capacitar para as diversas responsabilidades assumidas.
No dia 10 de agosto recebeu a visita inédita do Nuncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello por ocasião da inauguração das novas instalações da Cúria diocesana que há dois anos passava por reformas. Dom Altieri se despediu da Diocese no dia 7 de setembro e no dia 16 de setembro tomou posse em Passo Fundo-RS.
Dom José Carlos Chacorowski,CM
Em 19 de junho de 2013 foi nomeado Bispo da Diocese de Caraguatatuba e tomou posse em 17 de agosto de 2013, onde permanece até os dias atuais.
O Brasão
Acima se vê a Mitra, sinal de que a Diocese tem como princípio de unidade visível o Bispo, sucessor dos Apóstolos. O azul reflete o mar do escudo, bem como as águas batismais que nos irmanam na fé. O ouro, representando a riqueza do povo.
Estrela: localizada no topo, alude-se ao brasão episcopal do segundo Bispo desta Diocese, abaixo a inscrição M sob uma coroa: faz referência à figura de Maria, Senhora das Graças.
Armas: (Pastoral e a Cruz): Cruzam-se, significando a missão de conduzir todo rebanho de Cristo Salvador.
Escudo: No centro, o escudo esta apresentado por um navio representando a Igreja, na vela maior, lembra a raiz histórica religiosa da cidade de Caraguatatuba.
Rede de Pescador: é o símbolo da missão essencial de uma Diocese: Lançar as redes dos Apóstolos, feito pescadores de homens. Evoca também o trabalho historicamente típico do povo da região: a pesca.
Pomba do Espírito Santo: Soprando nas velas do navio com seus sete dons, sinaliza o ponto central da vida da Igreja e da fé. Lembra também uma das grandes devoções do povo caiçara: O Divino faz ligação ainda com a Igreja Catedral, dedicada ao Espírito Santo.
Patrono
Co-padroeira
Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral
No ano de 2019 o Projeto Crescer em Comunhão foi concluído. Por isso, a Diocese percebeu a necessidade de um novo Projeto Diocesano de Evangelização e Pastoral norteado pelo Projeto Jubileu de Prata. Oficializado em 2020, o projeto será desenvolvido em cinco anos e que tem por objetivo geral desenvolver condições administrativas, estruturais e pastorais para que a Diocese, ao celebrar seu Jubileu de prata, possa responder à altura aos desafios que lhe são impostos no exercício da sua missão pastoral e evangelizadora.
Hino da Diocese de Caraguatatuba – Autoria música e letra: Benedito Pinto de Faria
Refrão: Neste lindo litoral deste Brasil
Serras e mares serpenteiam um visual.
Contemplamos o que o amor de Deus completa
Abençoando a natureza em ritual.
Somos quatro cidades conjugadas
E irmanadas: igreja particular.
Diocese de Caraguatatuba
Que o Divino amor de Deus vem consagrar.
Ubatuba de Anchieta, Iperoig
São Sebastião de tradição, porto de mar
Ilhabela, linda ilha da princesa
E Caraguá de Santo Antonio a contemplar.
Diocese de Caraguatatuba
Consagrada ao Divino Amor de Deus
Somos povo irmanado na unidade
Da Trindade um só Senhor, um sumo Deus.
Na alegria da fé e na esperança
Da presença de Jesus na intercessão
De Maria nossa mãe auxiliadora.