Encontro com jovens fecha programação do Mês Vocacional na Diocese

As vocações leigas e sacerdotais foram pautas de um Encontro Vocacional organizado pelo Seminário São José de Anchieta no último sábado, 28 de agosto. Pelo menos 40 jovens participaram do evento, que aconteceu na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.

O Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, celebrou a Santa Missa de encerramento, compartilhou sua história com a juventude e incentivou os participantes a responderem ao seu chamado vocacional. A iniciativa fechou a programação do Mês vocacional que a Igreja viveu ao longo de agosto.

“Com alegria recebemos nossos jovens que buscam com entusiasmo a responder ao chamado de Deus. Rezemos todos para que eles encontrem no mundo de hoje os apelos que Deus envia chamando-os para uma vocação. No sentido geral tudo é vocação à santidade. E a vocação à santidade se realiza seja no matrimônio, seja na vocação sacerdotal, seja na vida religiosa”, destacou Dom José Carlos.

Além da palestra do Bispo, seminaristas, leigos, religiosos e padres partilharam seus dons vocacionais com os jovens. Para o pasconeiro da Paróquia São Sebastião, Lukas Oliveira, foi uma experiência agregadora. Já Manoela Prado, coordenadora da Pastoral da Comunicação na Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Ubatuba, disse que foi um momento muito forte do chamado de Deus. “O que basta é a gente poder escutar e dar nosso eis me aqui. Mas como Dom José Carlos disse, Deus vai nos dando bilhetinhos em nosso dia-a-dia. Basta escutar e seguir o seu chamado”, acentuou a jovem.

Mês Vocacional 

No domingo (29), foi comemorado também o dia do Catequista. A primeira semana do mês, por exemplo, foi dedicada aos ministérios ordenados – as vocações de diáconos, presbíteros e bispos. No segundo domingo, foi comemorado a vocação matrimonial (família).  A data, que coincide com o dia dos pais, abriu a programação da Semana Nacional da Família. Já o terceiro, foi dedicado à vida consagrada – aos religiosos e religiosas. No quarto, foi celebrada a vocação dos cristãos leigos e leigas – os diocesanos que se dedicam nos serviços pastorais e missionários.

Em 2021 o tema do Mês Vocacional é “Cristo nos salva e nos envia”, que vem justamente da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). Já, o lema é ““Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Veja mais detalhes na reportagem da Rede Vida, aqui. 

Confira a galeria de fotos do evento:

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X