Com o coração em festa e a alma em atitude de gratidão, a Diocese de Caraguatatuba eleva louvor a Deus pelos 15 anos de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos Chacorowski, CM, pastor segundo o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, discípulo fiel da Bem-Aventurada Virgem Maria e herdeiro do carisma de São Vicente de Paulo.
Nascido em Curitiba, no Paraná, em 26 de dezembro de 1956, Dom José Carlos é filho de Dona Elza Isabel e do senhor Félix José Chacorowski. Cresceu em uma família de raízes polonesas, marcada por uma fé simples, firme e vivida no cotidiano, que desde cedo moldou seu coração para a escuta e para o serviço.
Aos 11 anos de idade, ingressou no Seminário Menor dos Padres Lazaristas, da Congregação da Missão, iniciando um caminho vocacional inspirado pelo ardor missionário de São Vicente de Paulo, com especial atenção aos pobres e às periferias humanas e existenciais.
No ano de 1980, professou os votos religiosos, foi ordenado diácono por Dom Pedro Fedalto e, no mesmo ano, ordenado sacerdote pelas mãos de São João Paulo II, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em uma celebração que marcou profundamente seu ministério sacerdotal, nascido em meio ao povo e com horizonte missionário.
Dois anos depois, partiu em missão Ad Gentes para o então Zaire, hoje República Democrática do Congo, onde viveu intensamente a experiência missionária. Em 1987, retornou ao Brasil em razão da malária, trazendo consigo um ardor ainda mais amadurecido pela vivência junto a um povo marcado pela dor e pela esperança.
Entre 1988 e 1996, dedicou-se à evangelização dos caminhoneiros, percorrendo o Brasil em um Caminhão-Capela, celebrando a Eucaristia em postos de gasolina e às margens das rodovias. Nesse período, ficou conhecido como o “Padre Zé da Estrada”, testemunhando uma Igreja que vai ao encontro das pessoas onde elas estão.
Ao longo de sua caminhada, exerceu diversos serviços na Congregação da Missão e na Igreja, entre eles o de Diretor Provincial das Filhas da Caridade, pároco em Guaraqueçaba (PR) e diretor das Filhas da Caridade na Província da Amazônia. Em 2009, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, sendo ordenado bispo em Curitiba, sua terra natal.
Como lema episcopal, escolheu as palavras “Evangelizare pauperibus misit” — “Enviou-me para evangelizar os pobres”, que expressam não apenas um ideal, mas um verdadeiro programa de vida e de ministério.
Em 19 de junho de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Diocesano de Caraguatatuba, tomando posse em 17 de agosto do mesmo ano. Dos 15 anos de Episcopado, 12 foram vividos à frente desta Igreja particular, onde Dom José Carlos tem exercido seu ministério com proximidade, simplicidade e espírito missionário.
Na Diocese de Caraguatatuba, seu episcopado ganhou as cores do litoral e da serra, marcado pela presença junto às comunidades de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, fortalecendo a vida pastoral, vocacional e missionária, sempre em comunhão com o clero, religiosos e leigos.
Neste ano jubilar de seu Episcopado, a Diocese rende graças a Deus pelo dom de sua vida e de seu ministério, reconhecendo em Dom José Carlos um pastor que caminha com o povo, escuta, orienta e anima a Igreja na fidelidade ao Evangelho.
A Santa Missa em ação de graças pelos 15 anos de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos Chacorowski, CM, será celebrada no dia 19 de fevereiro, às 19h30, na Catedral Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba. Toda a Diocese é convidada a participar deste momento de louvor, gratidão e comunhão.








