Em 1º de outubro, o Diácono Silmar Gomes Costa, de 36 anos, será ordenado presbítero da Diocese de Caraguatatuba. Formado pelo Seminário Diocesano de São José de Anchieta, de Taubaté, ele foi ordenado Diácono na Catedral Divino Espírito Santo, mesmo local onde acontecerá sua ordenação presbiteral. A mensagem bíblica que Silmar escolheu foi: “O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças para que eu pudesse anunciar as boas novas plenamente!” (2Tm 4, 17).
Confira um relato dele sobre a vocação sacerdotal:
Viver o chamado de Deus através do sacramento da ordem é algo que só quem recebe sabe bem o que quero dizer, assim como quem se dispõe a viver o sacramento do matrimônio e fica na expectativa da chegada dos filhos, é algo que realmente não se traduz em palavras. É uma graça quando encontramos nosso caminho e damos nosso sim com certeza ao chamado que Deus nos confia, e como sempre falo nos Encontros vocacionais, só eu posso dar meu sim ao meu chamado. Cada pessoa é única e Deus chama a cada um de forma pessoal e intransferível e, por isso, é uma realização viver tudo isso através, hoje, do diaconato.
A partir da missa de ordenação tive a certeza que não era mais o mesmo, que algo sobrenatural tinha acontecido ali, a certeza de que a marca indelével estava em mim. Por isso, aquilo que está sendo dado por Deus deve ser vivido com amor e carinho na entrega a todo o povo de Deus. É interessante pensar nas pessoas que ali estiveram e presenciaram minha entrega de forma livre, pois nosso sim deve ser livre.
Esse chamado é o serviço, que é o dom que Deus nos dá e nos fortalece a cada dia. É o nosso caminho de santidade, pois somos chamados a conduzir o povo de Deus, sermos pastores, e isso se dá em nosso exemplo de vida. A vivência do diaconato é a vivência dos atos dos apóstolos, pois é a plenitude do serviço e o exercício da humildade, sendo exercida na função caritativa.
Viver o diaconato é receber do próprio Deus o caráter do serviço, que todo o povo de Deus tem, e em específico nós que recebemos o grau da ordem, por isso tudo isso é um caminho que devemos percorrer e pedir forças a Deus a cada dia, para que possamos fazê-lo bem.
Diante disso, peço a Deus a cada dia que me envie a força do Seu Espírito Santo para ter, nesse caminho, humildade, prudência e vigilância para que recebendo o ministério presbiteral possa fazer com todo zelo o serviço ao povo de Deus e à Igreja que cuida de mim e não me desampara. Peço à Virgem santíssima o entendimento para que minha consagração seja diária, e que o Senhor sempre permaneça ao meu lado para que eu possa servir com fé a todos aqueles que Ele, em sua infinita misericórdia, coloque no meu caminho. E que em meu ministério sacerdotal, eu possa ser ungido e protegido pela Mãe de Deus. Agradeço a Deus por esse chamado e que meus próximos passos até a ordenação presbiteral sejam abençoados e simples como Jesus foi. Deus nos abençoe e nos dê a graça de vivermos sempre o nosso chamado de forma concisa e alegre assim como nos fala o Papa Francisco, alegrai-vos e exultai.
Conheça o testemunho do próximo presbítero da Diocese de Caraguatatuba, Silmar Gomes Costa. O Diácono foi o entrevistado do último programa De Praia em Praia que destacou o mês vocacional.