Combate à COVID-19 na Diocese de Caraguatatuba

Padre Eduardo Toledo passeia com o Santíssimo em Ilhabela

Na força tarefa contra o avanço da doença no país, a Igreja precisou se reinventar. A partir das medidas impostas pela pandemia, a Diocese de Caraguatatuba seguiu os protocolos sanitários definidos pelos decretos do Governo do Estado de São Paulo e do município de Caraguatatuba. Além disso, criou maneiras de se aproximar dos fiéis e utilizou a tecnologia a seu favor.

Com as portas fechadas, as missas passaram a ser transmitidas por celulares. Diante de todas as restrições foi a única alternativa que sobrou. Somente no mês de março desta ano, houve um regresso da pandemia para a fase vermelha e depois um ingresso para a fase emergencial –  a que restringe até mesmo a realização de missas com a presença de público – por isso, a Semana Santa foi celebrada pelo segundo ano consecutivo sem a presença dos fiéis.

Segundo o Padre da nova Paróquia Maximiliano Maria Kolbe, de Ubatuba, José Adalberto Vanzella, além das missas que precisaram ser transmitidas, o atendimento a cada fiel precisou ser personalizado. “Fazemos atendimentos individuais tanto de confissões como a distribuição da Eucaristia”, explica.

Para o sacerdote, não é momento de relaxar e precisamos continuar nosso aprendizado. “Se nem o inferno vai vencer a Igreja muito menos o coronavírus”, diz confiante. Atualmente, as Paróquias podem receber apenas 25% da sua capacidade de ocupação durante as celebrações. Para Vanzella, é importante respeitar esse novo momento.

A pandemia não afetou apenas as celebrações. A Catequese, como também outras pastorais, precisou se adaptar com as novas medidas restritivas. Por isso, desde o ano passado as aulas estão acontecendo apenas remotamente. As atividades presenciais da Escola de Teologia para Leigos foram suspensas em 2020, mas irão continuar neste ano de forma remota para os setores de Ubatuba, São Sebastião/ Ilhabela e de Caraguatatuba.

De acordo com o coordenador do curso do setor de Caraguatatuba, Diácono Paulo Alexandre, os 50 alunos matriculados deverão acompanhar as aulas deste ano letivo pelo Google MEET, uma ferramenta de videoconferência. “Isso vale para os quatro setores, que já retomaram as aulas neste ano”, afirma ele.

Para se aproximar ainda mais dos fiéis o Santuário Santo Antônio, que completou dois anos de elevação, lançou um aplicativo cheio de novidades. Disponível para Android e IOS, a nova ferramenta permite que o diocesano faça pedidos de oração, doações e, de quebra, acompanhe a liturgia diária.  Para baixar é muito simples. Em sua loja de aplicativos do celular, busque por “Santuário Diocesano de Santo Antônio” e faça o download imediatamente. O aplicativo é totalmente gratuito.

De acordo com o reitor do Santuário, Padre Carlos Alberto da Siva (Beto), o paroquiano ainda poderá colocar no aplicativo as intenções da Santa Missa e terá acesso à homilia diária.”O objetivo principal do aplicativo é levar às pessoas o conhecimento mais rápido das informações aqui do Santuário”, destaca o Padre Beto.

Como nossas Paróquias superaram o isolamento social?

A maneira encontrada pelo pároco da Catedral Divino Espírito Santo, Padre Vladimir Coelho, para incentivar a comunidade nesse momento de angústia e sofrimento foi a realização de lives (transmissões ao vivo pelo Facebook). Ele aproveitou o momento de isolamento social enquanto os fiéis estavam em casa para celebrar datas comemorativas.

“Desenvolvemos uma série de atividades online que fez com que o rebanho não se desanimasse e ainda se divertisse através da fé. Lives foram transmitidas como a do Dia das Mães, dia dos namorados, stand up do padre, live sertaneja, além de carreatas devocionais com arrecadação de alimentos e donativos”, observou Coelho.

“Foram momentos muito legais. Nos sentimos mais próximos da Igreja nesse período”, disse a diocesana Selma Neder.

Um ato de amor e de fé foi promovido pelo Padre Alessandro Henrique Coelho, que é pároco na Paróquia São Sebastião, bem no começo da fase emergencial. Na frente do Pronto Socorro de São Sebastião, o sacerdote reuniu fiéis para rezar um terço da misericórdia e um terço mariano. Outra iniciativa dele nesse período é a distribuição de marmitex para pessoas que foram afetadas pela pandemia, especialmente moradores de rua.

O reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, Padre Carlos Alberto da Silva, criou um programa pela plataforma Youtube para evangelizar as crianças da Catequese de forma lúdica, por meio de fantoches. Já o Padre Antonio Maria Lopes aproveitou o ensejo da Semana Santa para fazer um passeio com o Santíssimo e abençoar a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Ubatuba.

O Padre Vladimir também visitou a enfermaria e a UTI da UPA de Caraguatatuba, onde os pacientes enfrentam uma batalha contra a Covid-19. Na ocasião, ele deu a benção para todos que estão em recuperação. O secretário de Saúde e prefeito do município também participaram. “Precisamos nos cuidar muito e orar incessantemente”, destaca o pároco.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X