Bíblia e Missão: Palavra em Ação

Por Pe. Carlos Alberto Lemos

“No Princípio era a Palavra”: tudo começa e se realiza pela Palavra, pois nós cristãos temos um Deus que fala conosco. “E a Palavra se fez carne”: o nosso Deus é um Deus que se revela e age. Vem até nós e nos toca; e nos envia. Ele é a Palavra que nos cria e nos envia. Deus é Palavra e a Palavra nos faz Missão.
Nos meses de setembro e outubro a Igreja no Brasil evidencia com maior destaque para nós católicos a Sagrada Escritura e a dimensão missionária, respectivamente. “A Igreja peregrina é por natureza missionária” (A.G. 2). Missionária porque é desígnio divino levar todos os povos ao conhecimento da Verdade. Para tal, Deus quis revelar-se e manifestar o mistério de sua vontade (Ef. 1,9). Por isto, a Sagrada Escritura contém a Revelação divina, na qual Deus se comunica e realiza o que comunica. Revela-se e age na história. Dá-se a conhecer e cria e salva sua obra criada. Mostra sua face e se compadece. Vem a nós e envia-nos. Deus é Palavra, e a Palavra é Missão. Não é possível pensar a fé cristã sem seu fundamento, que é a Palavra; assim como não se pode compreender a obra divina sem a sua dimensão missionária.
Nas Sagradas Escrituras encontramos a história da Revelação divina. Por isto, é de fundamental importância para nós católicos cada vez mais conhecermos os caminhos pelos quais Deus quis se dar a conhecer. Neste sentido, quão importante é a leitura diária da Bíblia, os estudos e círculos bíblicos, a prática da Lectio Divina. De fato, a Palavra é “lâmpada para os pés e luz para o caminho”(Sl 118); ou seja, ela aguça nosso discernimento espiritual e orienta nossa existência. A Bíblia não contém uma palavra morta, vazia e sem sentido, mas registra a presença de um Deus vivo que atua na história e sempre conduz o seu povo. Portanto, ela é fonte segura para nossa caminhada. Assim sendo, aproxime-se cada vez mais da Palavra de Deus: leia, reze com ela, medite-a. Convide amigos e familiares para conhecer mais a sagrada Escritura. E não se esqueça: nossa Igreja oferece-nos diariamente a Liturgia da Palavra em nossas celebrações. Neste sentido, ao participar da Santa Missa, volte toda a sua atenção para a proclamação das leituras, pois nela é o próprio Cristo quem nos dirige a sua Palavra e nos instrui.
Deus nos dirige sua Palavra e nos confia a missão de levá-la adiante. Cristo, Palavra do Pai, constitui os seus apóstolos e os enviou em Seu nome para continuar sua obra de salvação. Este desígnio a Igreja recebe e cumpre até o fim dos tempos. E esta é a nossa missão: anunciar Jesus ao mundo, levando o seu Reino para todos os povos. Por isto, é tarefa de todos nós cristãos assumirmos o nosso papel na transmissão da fé, fazendo com que a Palavra de Deus chegue a todos. Por isto, a Igreja é por natureza, missionária. Todos somos missionários. É Deus quem nos envia, a partir do nosso batismo, a fazer com que seu amor seja conhecido.
Por isto, queridos irmãos, temos a missão de anunciar a Palavra de Deus. Avante na Missão! Como diz nosso Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes: “Bíblia na Mão, no coração e Pés na Missão!”. Que todas as nossas atividades pastorais sejam fruto do nosso contato diário com a Palavra viva de Deus e que sejam manifestação concreta da nossa missionariedade.

Fotos: Valmir Ribeiro (Pascom)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X