Aprovado Projeto de lei que institui Dia Municipal do Terço dos Homens em Caraguatatuba; Saiba qual é a data

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de lei 64/2021 que institui 16 de outubro como dia municipal do Terço dos Homens em Caraguatatuba.

O autor do PL, vereador Cristian Bota, quer que essa data seja comemorada anualmente. Para ele, os homens que buscam através da oração do terço encarar a realidade com fé assumem seu compromisso divino com a família, com a Igreja e com toda a sociedade.

Em Caraguatatuba dezenas de pessoas se reúnem para a realização do Terço dos Homens semanalmente. Os encontros acontecem nos seguintes locais: Catedral Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá; na Capela Francisco de Assis; na Paróquia Santa Terezinha, no bairro da Martin de Sá; na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Travessão, e na Paróquia São José, do Morro do Algodão.

De acordo com o coordenador do Terço dos Homens da Catedral Divino Espírito Santo, Wagner Arruda, essa é uma grande conquista para o movimento. “Essa é uma forma de fortalecer o movimento e nos estimular nesse período pós-pandemia. Mesmo com a pandemia o terço não parou. Então, a ideia é juntar mais homens para fortalecer nossa fé católica”, comemora Arruda.

Em 16 de outubro será realizada a primeira Santa Missa em comemoração a essa data especial. “É um marco a gente ter oficializado como o dia municipal do Terço dos Homens. Por isso, convidamos as famílias e outros homens para participar dessa celebração”, convida o coordenador.

Segundo o Padre Vladimir Ferreira, a oração do terço traz inúmeros benefícios para as famílias. “O movimento do Terço dos homens além de aproximar as famílias da espiritualidade através da devoção à Nossa Senhora, tem sido uma forma de cura psicológica para os casais em desavenças. Pelo acompanhamento que de faz e percebe-se a diminuição da violência doméstica e o exercício do perdão e da paciência nos relacionamentos familiares. Homens têm sido verdadeiramente transformados pelo movimento”, diz o cura da Catedral Divino Espírito Santo.

“Nosso Projeto que institui o dia do Terço dos Homens foi aprovado por unanimidade. É uma vitória de todos nós, pois é um grande incentivo para que mais homens venham a fazer parte deste importante movimento, que fortalece a religiosidade, une a família e desperta a harmonia entre as pessoas da sociedade cristã. O bem, o amor ao próximo e a paz sempre devem prevalecer.
Por intercessão de Maria, Deus abençoe as nossas famílias sempre!”, destaca o vereador Bota.

Confira a justificativa do autor na íntegra:

Surgido espontaneamente por todo o Brasil, o terço dos homens é um movimento de leigos que tem o intuito de reunir homens para rezar o terço pela santificação das próprias famílias e servindo a igreja local em comunhão com os demais serviços de pastorais.

Assim como dito por Nossa Senhora de Fátima, não há problema de ordem pessoal, familiar e social que a oração do Santo Terço não ajude a resolver.

O Terço dos Homens como é conhecido surgiu com a iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da campanha da Mãe Peregrina. Através da oração do terço Maria Santíssima nos convida a ter um olhar sincero e honesto para nossas realidades.

Quando olhamos como Maria para a realidade, encontramos desafios que nos animam a buscar respostas e empreender soluções. E assim esses homens que buscam através da oração do terço encarar a realidade com fé assumem seu compromisso divino com a família, com a Igreja e com toda a sociedade.

O terço dos homens é uma realidade em muitos locais devido o chamado a ação missionário que, como dito pelo Papa Francisco na exportação apostólica Evangeli Galdino publicada em novembro de 2015, é a imagem da igreja reunida e ao mesmo tempo da igreja em saída, afim de transformarmos primeiramente nossa casa, nossa comunidade, até que a luz possa brilhar sobre todos os lares do mundo.

Em nossa cidade dezenas de pessoas se reúnem para a realização do terço dos homens. Os encontros acontecem nos seguintes locais: Catedral Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá, Santuário Santo Antônio, na Capela Francisco de Assis, na Paróquia Santa Terezinha, no bairro da Martin de Sá, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Travessão, e na Paróquia São José, do  Morro do Algodão.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
X