Neste mês de março, em toda a Igreja, nossas comunidades de fé celebram São José e buscam neste santo tão querido a inspiração para uma vida mais santa, bem como a intercessão para superar as adversidades que surgem no caminho da pessoa de fé. São José era um homem justo (Mt 1,19) e viveu a obediência da fé. Nos momentos mais difíceis, de crises ou desorientações, procurou, por meio do silêncio e da oração, o discernimento da vontade de Deus nos acontecimentos.
Quando estava consciente da vontade de Deus, ele teve uma atitude de prontidão e de obediência, tornando-se, assim, um colaborador disponível e generoso do projeto salvífico de Deus. A obediência e a fidelidade de São José refletiram sua fé. A fé que nasce do encontro com o Deus vivo, que nos chama e nos revela Seu amor. É um amor que nos precede e sobre o qual podemos nos apoiar. A fé de São José foi uma resposta generosa ao chamado de Deus, que lhe conferiu uma missão: viver o amor por sua esposa Maria, visando unicamente servir à vocação a que ela fora chamada, e amar a Jesus, tendo em vista a Sua vocação e missão como Filho de Deus.
Diante do seu próprio projeto de vida, de suas expectativas em relação à família, São José obedeceu a Deus, renunciou aos seus interesses pessoais e aderiu com liberdade e determinação à vontade divina, que o chamava para ser o guardião da Sagrada Família. Assim, São José, com total liberdade, aceitou a missão. Seu “sim” estava fundamentado em sua profunda consciência de ser servo de Deus, ou seja, aquele que assume uma missão em favor do Povo de Deus. Por intercessão de São José, esposo da Virgem Maria e Padroeiro da Igreja, peçamos a Deus o dom da fé, e que a vida e o exemplo deste santo nos ajudem a responder com prontidão e generosidade à vocação que recebemos para a construção do Reino de Deus.
Padre Altair dos Santos
Paróquia São José – Morro do Algodão, Caraguatatuba