A Quaresma começou! Nesse tempo, a Igreja nos convida a buscar de todo o coração uma conversão de vida diariamente. E a quarta-feira de Cinzas é o dia em que o cristão recebe a cinza em sua testa como um símbolo para a reflexão sobre esse dever da conversão, ou seja, mudança de vida.
Aliadas a essa data que marca o início da quaresma, existem outras práticas quaresmais que são importantes de serem lembradas nesse período. Por isso, separamos três passos que te ajudarão a viver bem a quaresma deste ano.
Até o domingo de Ramos, quando termina esse tempo, somos convidados a orar, jejuar e fazer penitência. Essas são as práticas que a liturgia nos propõe. Mas é preciso se lembrar que são 40 dias. Por isso, crie uma rotina de oração. Participe dos eventos de sua Paróquia, como por exemplo, as vias sacras.
O jejum é algo muito mais interior que exterior. Então, não é apenas deixar de comer alguma coisa, mas sim escolher um propósito e começar a abster-se de algum alimento.
Já a penitência pode começar com a prática da caridade. Uma ação que te ajuda a rejeitar o egoísmo e pensar no outro é um primeiro passo. As práticas penitenciais são importantes como as demais na busca da conversão.
Confira como foi a quarta-feira de cinzas em nossa Diocese:
Fotos: Eduardo Ribeiro/ Pascom