Pastoral da Juventude de São Sebastião comemora 25 anos da Caminhada Shalom

 

Neste final de semana, a Pastoral da Juventude da Paróquia São Sebastião celebrou um marco, pois realizou a 25ª edição do Retiro Caminhada Shalom. Além disso, o encontro reuniu cerca de 109 jovens retirantes e mais de 80 servidores, garantindo que cada momento acontecesse com excelência. Por isso, a missa de encerramento, presidida pelo pároco, tornou-se um momento de forte emoção e fé. Assim, centenas de fiéis se reuniram para participar e testemunhar a obra de Deus.

O início de uma missão

No início, a “PJ”, como é carinhosamente chamada, nasceu de uma decisão ousada e movida pelo amor. Dessa forma, um padre, uma irmã e alguns jovens decidiram evangelizar e acolher a juventude de São Sebastião. Enquanto isso, inspirados pela experiência do retiro Jornada Shalom em Taubaté, adaptaram a proposta para a Matriz São Sebastião. Portanto, surgiu a primeira edição da Caminhada Shalom, dando início a uma história transformadora.

Crescimento e novos caminhos

Com o passar do tempo, a pastoral criou uma identidade própria. Assim, a procura se tornou tão grande que foi necessário criar outros retiros complementares, como o Adventure, o PJ Explorer (hoje PJ Apóstolos) e o PJ Cruzes. Além disso, a jornada de cada jovem começa no Shalom e, ao longo dos anos, se aprofunda na fé e na vida comunitária. Por isso, muitos acabam retornando como servidores, acolhendo novas gerações e mantendo vivo o ciclo de evangelização.

Uma história que atravessa gerações

Ao longo de 25 anos, mais de 2 mil jovens participaram da Pastoral da Juventude. Consequentemente, eles não apenas cresceram espiritualmente, mas também se desenvolveram como pessoas e cidadãos. Assim, assumiram o compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.
Nesse sentido, o testemunho da jovem Maria Luiza Vieira expressa bem essa experiência:

“Participar do Shalom neste ano jubilar, que celebra 25 anos de história, foi uma experiência marcante. Ver como Deus tem usado jovens nesta missão me enche de gratidão. Saber que minha mãe participou do IX Shalom e meus tios foram coordenadores da PJ, e hoje eu também faço parte dessa caminhada, mostra como a obra de Deus atravessa gerações. Estou nessa caminhada há dois anos, mas só neste ano fiz o retiro, e agora entendo por que todos têm tanto carinho pela Caminhada Shalom. Agradeço a Deus por cada jovem que perseverou e manteve viva essa pastoral. A boa obra continua!”

Reconhecimento e futuro

No encerramento, houve ainda um momento especial com a presença das vereadoras Henriana Lacerda e Maria Ângela. Dessa forma, elas entregaram moções de aplausos pelos 25 anos de evangelização e formação de jovens. Além disso, a homenagem contemplou ex-coordenadores e todos que fizeram parte dessa história. Com isso, o tema deste ano — “A boa obra continua” — reafirmou o propósito da Pastoral da Juventude: formar jovens protagonistas na Igreja e na cidade. Portanto, a trajetória segue viva, repleta de fé, amizade e serviço.

Facebook
WhatsApp
Email
Facebook